domingo, 26 de junho de 2011

Esquema 4-3-1-2

No futebol de hoje a formação tática 4-3-1-2 vem sendo um dos esquemas mais utilizados do futebol, sendo inclusive já testado na seleção Brasileira de Futebol e tendo como o maior exemplo de sucesso atual no país, o Santos campeão da América neste esquema.

Basicamente formatado assim:

4 : Linha de quatro da defesa. Formatado por dois zagueiros e dois laterais mais marcadores do que apoiadores.

3 : Três volantes. Geralmente um deles fica à cima dos zagueiros na cabeça de área, outro fica incumbido em marcar um adversário individualmente e outro mais encostado no meia de ligação. O mais importante para o esquema dar certo é que estes jogadores sejam versáteis, tendo boa saída de bola para que o time não fique muito defensivo e sem criatividade e que cheguem à frente como elemento surpresa.

1 : Meia de ligação. Único armador da equipe. Peça fundamental para que o esquema tenha sucesso. Jogador precisa ser talentoso pois o esquema potencializa sua qualidade, uma vez, que o mesmo fica sem função de marcar e livre para criar as jogadas ofensivas da equipe.

2 : Dois atacantes. Na maioria dos casos, um deles joga aberto, sendo um jogador de velocidade que faz o trabalho de “facão” pegando esta bola nos flancos e cortando para dentro em jogadas individuais e o outro sendo o centroavante, jogador responsável em marcar os gols do seu time.

Veja a distribuição na prancheta dando o exemplo do Santos no primeiro jogo das finais diante do Peñarol em Montevidéu:





No Mac ( Marília Atlético Clube ) de Edison Só este esquema tático também vem sendo esboçado nos treinamentos para ser executado na série C do Brasileiro.

Veja como deve começar jogando o Tigre na série C:




Agora é esperar para ver se na prática funcionará! Me agrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário